Card Game
Você não vai sangrar 4! – Um guia sobre Bleed com Stealth
Saudações, venho hoje dar continuidade à série sobre decks e estratégias do VTES, começando hoje pelo deck mais básico do jogo, o Bleed com stealth. Para começar eu acho que eu devo puxar uma lista mais clássica e partir dela, explicando todas as estratégias e os possíveis motivos das escolhas de cada carta, além de planos de jogo e counters.
Esse foi o deck que o Milos Krstic usou para ganhar um torneio Sueco de 15 pessoas em dezembro de 2019. (manterei o nome das cartas em inglês no artigo pois algumas delas ainda não foram impressas em português)
Nome do deck: Spanish Ladies AV (Garotas Espanholas AV)
Autor: Milos Krstic
Cripta (12 cartas, min=4, max=23, med=3.67)
—————————————–
4x Anarch Convert 1 -none- Caitiff:ANY
1x Isanwayen 6 DOM MYT OBT Kiasyd:4
1x Onaedo 6 DOM OBT aus pot Lasombra:4
1x Virginie, Prodigy 6 DOM POT obt bishop Lasombra:4
1x Banjoko 5 DOM obt pot Lasombra:3
1x Dame Hollerton 5 DOM OBT myt Kiasyd:4
1x Ermenegildo, The Rake 5 DOM OBT pot Lasombra:4
1x Quincy, The Trapper 4 dom myt obt Kiasyd:3
1x Lucy Markowitz 3 dom obt Lasombra:4
Livraria (65 cartas)
Mestre (12; 1 trifle)
1x Coven, The
4x Dreams of the Sphinx
1x Giant’s Blood
1x Great Symposium
3x Information Highway
1x Jake Washington
1x Pentex(TM) Subvrsion
Ações (13)
13x Govern the Unaligned
Aliados (4)
4x Nocturn
Modificadores de ação (28)
5x Bonding
6x Conditioning
2x Foreshadowing Destruction
5x Seduction
4x Shadow Play
4x Shroud of Absence
2x Stone Travel
Reação (6)
4x Deflection
2x On the Qui Vive
Combate (2)
2x Shadow Body
Vamos começar analisando a cripta usada pelo jogador, a maior parte dos Bleed com stealth vão seguir a regra de vampiros medianos (entre 4 e 7 de capacidade) para que os vampiros entrem rapidamente e sejam descartáveis, no caso desse deck ele levou essa ideia além se focando em vampiros com menos de 6 de capacidade para que todos os turnos um vampiro conseguisse entrar com o auxílio da Information Highway.
Ele também “diminuiu” o tamanho e aumentou a velocidade de puxar vampiros da cripta usando 4x Anarch convert, isso se deve ao fato de usar o anarch convert “não tem custo”. Como assim? Simples, o jogo define que para puxar 1 vampiro da cripta você deve gastar 4 transferências e 1 recurso (“pool”), com o uso de um anarch convert você gasta apenas 1 transferência e 1 recurso para puxar um vampiro da cripta, que você pode imediatamente influenciar, e o mesmo vampiro pode ser usado por múltiplos anarch converts para fazer isso. Ou seja: usar 4 anarch converts apenas diminui sua cripta em 4 sem quase nenhum efeito negativo pois a chance de puxar 4 anarch converts no caso é de 0,2% e ainda que isso ocorra você pode subir 1 anarch convert e usar os outros 3 para puxar 3 vampiros da cripta por 3 de pool e 3 transferências.
Os outros vampiros são uma seleção de vampiros seguindo a ideia de que ele deve ter Dominação (DOM) e tenebrosidade (OBT) ou miticeria (MYT) e custar 6 ou menos.
Então vamos partir para as estratégias. Todo deck de Bleed com stealth se baseia na mesma premissa, Sangrar (“bleedar”) sem ser bloqueado e o mais rápido possível, para isso ele faz uso de várias ações e modificadores de ação para aumentar sua furtividade (“Stealth”) e/ou falhar o bloqueio do adversário e aumentar a eficiência do sangrar aumentando o mesmo.
Isso é facilmente notado nesse deck pois as únicas cartas de ação são 13 Govern the Unaligned, uma ação que serve para aumentar o bleed ou subir vampiros mais rapidamente, e 4 Nocturn, um aliado cujo objetivo principal é causar 1 de sangrar. Seus modificadores de ação são 13 para aumentar o sangrar e 20 para dificultar o bloqueio (Não, eu não contei errado, bonding serve para ambas as coisas).
As mestres desses decks seguem três princípios: Acelerar a entrada dos vampiros, diminuir as principais fraquezas do deck e facilitar ainda mais o sangrar. Acelerando a entrada de vampiros temos 3x Information highway e 1 Great Symposium, fazendo o trabalho duplo de acelerar e diminuir fraquezas 4 dreams of the sphinx, pois acelera os minions e facilita que a mão não fique cheia com apenas 1 tipo de carta, Diminuindo a fraqueza do deck com o custo constante de sangue pelas cartas, 1 The Coven, 1 Giant’s Blood e 1 Jake Washington, e finalmente impedindo que 1 dos minions da sua presa bloqueie 1 Pentex™ Subversion.
Pra finalizar o review do deck ele tem 4 deflection e 2 on the qui vive como forma de se defender e acelerar seus próprios planos contra outros decks de Sangrar, deflection faz com que um sangrar que fosse direcionado a você seja direcionado a outra pessoa, em geral você escolhe sua presa para acelerar o seu jogo, e 2 Shadow Body para se defender de decks de combate.
No geral o deck é como eu disse: Extremamente focado em ser rápido e eficiente no trabalho. Então… só existe esse deck com lasombra?? Não! Existem vários clãns e decks que fazem o mesmo. Existem decks que usam Demência (DEM)ou presença (PRE) para sangrar, existem outras disciplinas que podem te dar outros kits para se defender além da furtividade, existe um mundo de possibilidades. Eu vou resumir um pouco abaixo, no contexto de Bleed com Stealth as principais disciplinas e cartas usadas. Com aviso que existem clãs e disciplinas com algumas cartas que cobrirei em outros artigos que também conseguem Sangrar e existem variações dentro dos decks de Bleed com Stealth.
Principais cartas das Disciplinas mais comuns:
Dominação (DOM): Govern The unaligned, Deflection, Redirection, Threats, Bonding, Seduction, Conditioning, Dominate Kine, Thoughts Betrayed, Bliss (DOM+PRE), Shroud of Absence (DOM+OBT).
Demência (DEM): Kindred Spirits, Touch of Clarity, Eyes of Chaos, Confusion, Deny, Mind Tricks, Derange, Mandman’s Quill, Blessing of Chaos, Coma.
Presença (PRE): Majesty, Staredown, Catatonic Fear, Unholy Penance, Iron Glare, Perfect Paragon, Aire of Elation, Enchant Kindred, Entrancement, Public Trust, Legal Manipulations, Iron Glare (POT+PRE).
Tenebrosidade (OBT): Blanket of Night, Entombment, Nocturn, Oubliette, Shadow Body, Shadow Play, Shroud of Absence (DOM+OBT), Tenebrous Form.
Ofuscação (OBF): Cloak The Gathering, Elder Impersonation, Faceless Night, Hide the Mind, Into Thin Air, Lost in Crowds, No trace, Spying Mission, Swallowed by the night, Veil the Legions.
Miticeria (MYT): Aura absorption, Fae Contortion, Gremlins, Stone Travel.
Estratégia e Metagame
O seu deck não é um deck com muitos amigos ou muitas opções de jogo, você sentou com um foco e vai realizá-lo, não espere muita ajuda da mesa e até mesmo um pouco de interferência. O seu deck tem uma vantagem na política da mesa, todos sabem exatamente o que esperar de você, cerca de 3 de bleed por minion, e vão fazer o cálculo de quanto tempo eles tem de vida, use isso ao seu favor para fazer acordos melhores tendo quase sempre esse “blefe”.
Em vias gerais contra você decks de votação vão ganhar o máximo de pool que conseguirem e vão usar votações como Banishment para ganhar mais tempo, decks de combate vão atacar seus minions diretamente para que você tenha menos ações, Walls vão levantar barreiras de intercept fixo para te parar. Toolboxes vão fazer uma mistura de todas essas estratégias de acordo com o que eles têm.
Contra decks de Votação uma ótima estratégia é dar a eles uma falsa sensação de segurança para que levantem vários vampiros titulados, gastando seus recursos já que vampiros titulados são mais caros e usar cartas como Delaying Tactics para atrasar e ganhar tempo. Outra opção é ser muito mais rápido que esses decks e obrigar ele a jogar com apenas 1 vampiro por medo de gastar muito recurso e ganhar dele pois sua mão vai estar “travada” e você tem vantagem numérica.
Contra decks de combate seu melhor aliado é seu deckbuild, use e abuse de cartas de manobra/pressão/Combate ends, especialmente se essas cartas forem multifuncionais. Ele vai jogar com 1 ou 2 vampiros normalmente, então se ele conseguir baixar o segundo minion você provavelmente não está chamando a atenção dele o que é muito bom. A melhor estratégia normalmente é sangramentos explosivos ao invés de sangrados constantemente pois se você chamar muita atenção dele ele provavelmente vai conseguir colocar seus vampiros para torpor. Porém se você conseguir retirar muito pool dele, a maioria dos decks de combate não consegue colocar mais de 1 minion por vampiro para torpor.
Os decks de Wall são seus inimigos naturais, contra eles suas opções são: Velocidade e/ou quantidade. No VTES existem muito mais opções de interceptar permanente do que há de ter furtividade permanente então se você der tempo normalmente ele vai conseguir parar seu bleed. O jogo contra esses decks é muito complexo, metade dos Walls são de Auspicios (AUS), o que faz com que tenham acesso a Telepathic Missdirection (discuto melhor isso abaixo) e a outra metade são de Animalismo (ANI) tendo acesso a Raven Spy, e todos tem várias cartas de interceptar. Tendo isso em mente você vai ter de sangrar constantemente se for de AUS e sangrar de forma explosiva se for de ANI. Contra ambos você pode ficar em posição fetal usar Pentex Subversion a melhor carta nessa matchup.
Além disso existem 3 estratégias comuns para te parar: Travar sua mão, Gastar seus recursos e Redirecionar seu Sangrar. Travar sua mão é a mais comum que você vai encontrar, Basicamente é sua presa não fazer nada e esperar que seu deck pare sozinho. Normalmente quem vai fazer isso são decks com grande capacidade de fazer recursos e se baseia na leitura de que o jogador vai ter uma grande quantidade de cartas para dar furtividade no deck e que se não houver bloqueios essas cartas vão estar presas na mão do jogador, travando a mesma. A melhor forma de ganhar dessa estratégia não está no jogo em si mas na construção do seu deck, se você espera um Meta com muitos decks políticos ou que produzem muito pool você diminui um pouco os modificadores de furtividade em troca de modificadores de sangrar, ou o uso de Dreams no modo de aumentar a capacidade da sua mão por 1 turno.
Gastar seus recursos é o inverso, você constantemente receberá tentativas de bloqueio para todas as suas ações visando gastar seus modificadores de furtividade ou cartas de combate. Essa estratégia vai ser muito utilizada por decks de combate ou decks de wall, visando a ideia que “O lobo só precisa ter sorte uma única vez”. Sua sorte se dá no fato que esses dois decks em geral não conseguem ganhar grandes quantidades de recursos e normalmente se baseiam em pequenas quantidades todos os turnos. Sua melhor estratégia nesse caso é um turno explosivo, retirando grandes porções dos recursos de uma só vez com uso de cartas de furtividade e falha de bloqueio em conjunto com modificadores de sangrar. Alternativamente você pode aumentar o número de cartas de furtividade e usar cartas que tem mais de um uso como Swallowed by the night e Faceless Night, formando um problema terrível belíssimo equilíbrio com a estratégia anterior.
A terceira estratégia é a mais danosa para você, o “Bounce”, Redirecionar ou “Passar” o bleed. Duas disciplinas no jogo conseguem fazer com que um sangrar seja direcionado a um outro matusalém a escolha, são elas AUS e DOM (Existe também uma carta que redireciona o bleed que não precisa de disciplina Lost in Translation, porém ela é raramente utilizada por seu uso restrito e alto custo). Isso pode acabar com suas chances de vitória completamente pois o sangrar que você estava contando para matar sua presa pode ser o sangrar que sua presa estava contando para matar a presa dele. A melhor forma de jogar contra isso são cartas suas que cancelem o redirecionar como Touch of Clarity, Blessing of Chaos e Hide the Mind ou cartas que cancelam o bleed como Spying Mission. Caso você não tenha acesso a essas cartas seu único jeito é chorar sangrar de forma consciente: nunca sangrar mais do que você acha que a presa da sua presa consegue aguentar.
Para terminar esse artigo bem resumido eu tenho de falar das Mestres mais comuns que vão atrapalhar os seus planos. São elas Villein, Minion Tap, Vessel, Blood Doll e Archon Investigation. As quatro primeiras são mestres que vão devolver recursos para sua presa, a diferença entre elas é a velocidade que elas fazem isso, todas são “counteradas” pelas mesmas cartas: Wash e Sudden Reversal. Eu sou completamente a favor de 2 cópias de wash/sudden em todos os decks, mas penso que decks focados em sangrar devem ter 3 ou 4, pela importância que essas cartas tem. Também quero tocar na possibilidade de usar mestres para diminuir os recursos da mesa como Antediluvian Awakening sendo uma opção para decks com espaços extras nas mestres.
Por fim vamos falar a carta que é a razão do nome do artigo, Archon Investigation. Então porque você não vai sangrar 4? Archon diz que se você ia ser sangrado para mais de 3 em vez disso queime o vampiro que estava sangrando, isso torna qualquer sangrar para 4 ou mais um risco, você pode perder seu vampiro (ao som de “Queima ele jesus”) e sua presa ainda ganha um desconto no sangrar. Por causa disso é extremamente comum você ver 1-2 cópias em decks de campeonato. Vou ser franco, existem pouquíssimas formas que você pode fazer para evitar um Archon e todas elas são evidentes ao seu oponente, a mais comum sendo usar o vampiro Santaleous.
Sendo assim, como jogar contra essa carta? Risco/Benefício. Você tem de aceitar o fato de que se sangrar muito pesado pode perder o vampiro. E que esse sangrar além de te criar um risco de perder uma peça poderosíssima na sua estratégia, chama a atenção da mesa (pois todos fazem as contas com 3 de sangrar por vampiro), então você tem de ponderar se essa “Ganância” está te valendo a pena. Normalmente ela pode valer a pena quando ela diminui o tempo em que sua presa vai se manter viva (por exemplo se num turno só de sangramentos pesados você consiga matá-la) ou se o vampiro sangrando não é uma peça essencial. Vai ser necessário a leitura da mão da sua presa e o discernimento do jogador.
Bem, por hoje terminamos por aqui, no próximo breve, claro e sucinto artigo devemos discutir um pouco sobre decks de votação.