RPG
“Breu” e seu manual gratuito de jogo rápido!
Um dos criadores da Luz Negra Editora e escritor do novo RPG old school “Breu” (que está em financiamento coletivo), Diego Bassinello, disse em lives que criou seu canal no YouTube de partidas de RPG, o Câmara Obscura, para trazer para a plataforma jogatinas mais voltadas para o terror. E os jogos de sua editora fazem o mesmo: “Conspirações RPG”, escrito em conjunto com Stefano Pelletti, e agora “Breu”, com Rafão Araújo, trazem essa atmosfera de que algo sempre espreita no próximo corredor.
Vocês podem conferir o canal no YT aqui:
https://www.youtube.com/@CamaraObscuraRPG
Hoje falarei do módulo gratuito de jogo rápido de “Breu”, novo jogo que está sendo financiado que mistura elementos da escola Old School de RPG (que traz para os dias atuais elementos dos jogos antigos) com os elementos de Dungeons & Dragons 5E. Um resumo apenas, para gerar curiosidade, e recomendo fortemente que vão atrás!
O “fast play” começa explicando o que é e como e joga um RPG e o que e “Breu”; a estrutura básica de um “role playing game”. Depois, as regras mais básicas: os atributos. São os mesmos de D&D 5E.
Em “Breu”, há três tipos de dificuldades para testes de resistência e testes mágicos:
FÁCIL: Classe de Dificuldade 12
NORMAL: Classe de Dificuldade 17
DIFÍCIL: Classe de Dificuldade 22
Se o valor não for ultrapassado, o teste foi falho.
No sistema, há a questão de “chances”, usando-se dados de 6 lados, que serve para resoluções aleatórias. Como tempo, ou situações imprevisíveis!
Também há as “reações”, rolando-se 2d6, com a categoria de reações, onde o mundo reage às suas escolhas. A mesma mecânica se assemelha à de “moral”, quando uma situação for desmoralizante para os oponentes.
Para o combate, se rola um d20, adiciona-se Força ou Destreza (a depender da arma), se modifica por bônus ou penalidade, compara-se com a Classe de Armadura do Oponente (CA); em caso de sucesso, rola-se o dado de dano.
A Classe de Armadura é decida como: 10 + Destreza + Armadura e/ou Escudo.
De resto, o jogos não usa rolagens. A conversa é a base da soluções para as situações entre a mestre e jogadores e em qualquer arbitragem que o mestre faça.
Também há uma breve regra de criação de personagem, que com certeza será expandida no livro. Vale ressaltar que há criaturas não-humanas!
As classes são: Clérigo, Guerreiro, Maga e Ladina e nesse jogo rápido podem ser evoluídos até o nível 3! Com todas as habilidades e magias até esse nível! E embora haja apenas essas quatro classes, nada impede que haja antecedentes druídicos, de bardo e etc.; o jogador é livre!
Há uma vasta lista de mágicas, e uma aventura completa com um mini bestiário. E que bestiário! Completo e com descrição de comportamento das feras.
Como eu disse, esse foi um brevíssimo resumo do jogo rápido, vão lá conferir! Vale muito à pena! E não se esqueçam de financiar o projeto. Ele pode ser conferido (repetindo, gratuitamente) na página:
https://www.catarse.me/breu
Há duas versões para impressões, e fichas de personagens.
As regras, assim como as de “Conspirações RPG” são simples, porém complexas, diretas e concisas. Um jogo completo que no momento está com 90% do financiamento completo!
Vida longa ao “Breu!”