Connect with us

Card Game

O que é Vtes?

Published

on

Saudações noturnas meus caros matusaléns, hoje começamos uma série de artigos quinzenais falando um pouco mais do universo e metagame do Vampire: The Eternal Strugle© (VTES). Nessa série de artigos eu vou tentar focar nas estratégias e decks que existem nesse jogo tão complexo e apaixonante que sobrevive há mais de 25 anos, 3 editoras diferentes, inúmeras mudanças de regras e modificações de cartas. Então vamos começar com a História do jogo e uma breve introdução.

Criado em 1994, VTES (originalmente Jyhad) foi o segundo jogo criado por Richard Garfield (Também criador de Magic©, Keyforge©, Netrunner©, entre outros), o jogo foi originalmente uma ideia para provar que o ramo poderia ter a mesma variedade que os boardgames. Em entrevistas o Richard disse que usou sua experiência criando o Magic para que o VTES não sofresse de alguns problemas de design que ele teve com Magic, notadamente a demora de repor cartas, a incapacidade de jogar por falta de terrenos e as regras para múltiplos jogadores.

A primeira expansão, Jyhad, foi lançada em 16 de agosto de 1994, sendo um dos primeiros do gênero TCG. Em 1995 na sua segunda expansão o jogo troca de nome de Jyhad para Vampire: The Eternal Strugle temendo associações com viés religiosos e para atrair um público mais amplo. Desde sua criação até a sua quinta expansão Sabbat em 1996, o jogo vinha sendo publicado pela Wizards of the Coast© que anunciou que deixaria o projeto para trás. A retomada da publicação só veio em 2000 quando a White Wolf© anuncia a volta do jogo com a expansão Sabbat Wars. A empresa manteve a publicação de novos sets até Setembro de 2010, na expansão Heirs to the blood, quando anunciou que também deixaria o projeto.

O jogo continuou sendo expandido pela comunidade, por meio de um fórum chamado VEKN (Vampire Elder Kindred Network) que implementou regras de torneios, uma nova regra de impressões de cartas e lançou quatro mini expansões imprimíveis entre outubro de 2013 e janeiro de 2016. Em Janeiro de 2018 a Black Chantry Productions© anuncia que adquiriu os direitos de produção do jogo e que o jogo deixaria de ser um TCG para se tornar um LCG, e em Junho do mesmo ano lança a primeira expansão oficial Lost Kindred. Desde então a empresa vem produzindo decks e bundles com cartas novas e reimpressões de cartas antigas.

O jogo se ambienta no universo de World of Darkness©, especialmente de Vampiro: a Mascara©, onde o jogador é um Matusalém, um poderoso e ancião vampiro que usa seus poderes e influencias para destruir seus opositores, tudo pelas sombras e ações de seus fiéis lacaios. O jogo acaba somente quando um dos jogadores é o último sobrevivente nesse conflito.

Para jogar é necessário um grupo entre 3 a 5 pessoas, cada qual com seu próprio deck, cerca de 40 marcadores por pessoa e tem 1 a 2h de duração por partida. O jogo normalmente é extremamente político por natureza com alianças por conveniência sendo forjadas e quebradas constantemente e acordos serem algo comum, mesmo entre inimigos, para destruir um jogador que seja percebido como o mais forte. O jogo é principalmente para aqueles que gostam de interagir em grupo e conseguem ler o fluxo do jogo especialmente quando ele é implícito.

O jogo segue a regra de que seu alvo é o jogador sentado a sua esquerda, isso cria a dinâmica que o jogo chama de “presa e predador”, pois o jogador a sua esquerda (presa) é quem você quer eliminar e o da sua direita (predador) quer te eliminar. Eliminar um jogador garante ao predador daquele jogador um ponto e 6 de recursos. O jogador só é eliminado quando sua “pool” de recursos chega a 0 ou (quando as estrelas se alinham e um elefante albino nasce) ele consegue realizar a ação de sair do jogo, nesse caso o jogador a sua direita não ganha nada pela sua eliminação/saída. Ganha a mesa quem ao final tiver feito mais pontos.

Visando ganhar o jogo existem 4 estratégias básicas: Bleed, Votação, Porrada e Wall. Essas estratégias não são fixas e existem decks que fazem uso de mais de uma dessas estratégias e decks que fazem uso de todas as estratégias, todos tem nomes e denominações e é esse o objetivo dessa série de artigos, tentar passar um pouco das estratégias mais comuns pra te ajudar a ler seus oponentes e criar decks melhores.

No próximo artigo eu já vou trazer a estratégia mais básica do jogo: O Bleed com Stealth.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Categorias

FUNCIONAMENTO

Quarta à sexta 17h às 00h
Sábados 15h às 00h
Feriados 15h às 00h*
*Somente quando os feriados são de quarta à sábado.

Copyright © 2022 GN Theme. Theme.